Orçamento Online

21 32989002
< Voltar

Reduzindo custos do condomínio (Parte 1)

Minuto Seleto | 22 mar, 2021

Por Usabit Desenvolvedores

Você bem sabe que os custos fixos são a verdadeira pedra no sapato de qualquer condomínio. Investindo num imóvel próprio ou alugado, o custo mensal será sempre um inimigo a ser combatido. Por isso o Minuto Seleto traz algumas das principais medidas que seu condomínio pode adotar para economizar e te ajudar reduzindo custos do condomínio.

Sempre negocie 

Deste problema nenhum de nós, moradores de condomínio, está livre. Cedo ou tarde pode acontecer e é preciso ter jogo de cintura para tratar. Mas o mais importante é: proponha sempre acordos com os inadimplentes, de forma que possam acertar suas dívidas. Entenda que sem acordo é muito mais provável que o problema cresça e seja tratado a nível judicial. E, enquanto isso não acontece, todos os outros condôminos assumirão os custos desta unidade no rateio. 

Reveja contratos

Muitas vezes o condomínio carrega “legados” de gestões anteriores e você deve concordar que nem todos têm habilidades administrativas. Um dos gastos que normalmente passam despercebidos é o de contratos de manutenção antigos ou desnecessários. Para resolver este problema, antes de tudo, avalie a necessidade da referida manutenção fixa e em seguida pesquise o mercado para encontrar outros preços. Seja um negociador e apresente o resultado da sua pesquisa ao fornecedor atual, caso realmente seja necessário a manutenção do contrato.

Mantenha a Liquidez da Arrecadação

Os gastos com pessoal são a maior parte do custo mensal e, por isso, é importante tomar a melhor decisão. Muitos condomínios optaram por ter funcionários próprios e hoje encontram-se afundados em custos trabalhistas. Por não poder pagar a rescisão, muitos mantém funcionários com péssimo desempenho, ou ficam limitados a dar passos por falta de verba. Os riscos de processos trabalhistas por erros de gestões anteriores é um fantasma presente. Aqui é indiscutível: terceirizar é o melhor caminho. Com uma empresa terceirizada você pode:

  • Não se preocupar com custos/passivos trabalhistas
  • Não precisar cobrir férias/ ausências de funcionários
  • Não ter problemas com treinamentos ou mal comportamento
  • Não acumular problemas futuros

→ Conheça as soluções do Grupo Seleto para seu condomínio

Pense a Longo Prazo

O condomínio é uma construção, um investimento e planejamento de longo prazo. As principais medidas não surtirão efeitos imediatos. Seja paciente, aprove a estratégia em assembléia e mantenha o planejamento anual em dia. Somente assim conseguirá os resultados necessários para que seu imóvel esteja com as despesas financeiras saudáveis.

Próximo post Reduzindo custos do condomínio (parte 2)

  • Energia Elétrica/ Conta de Água
  • Manutenção Preventiva
  • Previsão Orçamentária
  • Tecnologias
  • Monetize Áreas Comuns