Qualidades de um síndico que qualquer condomínio aprova
Destaques | 26 set, 2021
Observe as qualidades que são unanimidade em síndicos de sucesso
▶ Números e balancetes não são certeza de transparência
Como lidar com o dinheiro dos condôminos é uma tarefa de alta responsabilidade, sai na frente o síndico que zela pela transparência. Se você como condômino não tem acesso aos contratos do seu condomínio, nem à escolha de fornecedores, você pode estar sendo enganado. Simplesmente mostrar números não é sinal de transparência. Você precisa acompanhar a tomada de decisão.
▶ Pró-atividade: prefira síndicos que podem se dedicar
Todos os moradores são responsáveis pela manutenção do condomínio. Mas o síndico que se antecipa aos fatos, que mantém as manutenções recorrentes em dia e se antecipa aos problemas sempre sai na frente. Pró-atividade é um gesto de zelo, um sinal de dinheiro bem aproveitado. Portanto, prefira síndicos que têm tempo para se dedicar ao condomínio.
→ Seu condomínio precisa de uma mãozinha na limpeza?
▶ Comunicação: síndicos de sucesso são claros e acessíveis
Criticar é inerente à raça humana. E a falta de informação corrobora para que críticas se tornem cada vez mais frequentes. Um dos maiores erros dos síndicos é não comunicar adequadamente o que está sendo feito. Os síndicos de sucesso criam canais de comunicação muito frequentes.
▶ Ser profissional é ser imparcial
O profissionalismo é a principal arma para conter problemas recorrentes do condomínio. Ser imparcial e defender os interesses do condomínio, não advogando em causas próprias ou específicas, é uma das características que geram confiança. Não se exceder, não se exaltar e formalizar todas decisões são ações fundamentais.
▶ Buscar sempre o melhor Custo x Benefício
Responsabilidade com o dinheiro é tomar decisões coerentes em prol do todo. Um bom exemplo disso é o zelo pelos contratos e escolha de terceirizados. A escolha fornecedores certos, que apresentem qualidade no serviço a um preço competitivo fará com que sua gestão seja facilitada. Ser criterioso não significa escolher o mais barato. Significa ponderar qualidade x custo.