Inteligência Artificial aplicada à segurança privada
Sem categoria | 11 fev, 2022
Entenda mais sobre como a tecnologia, através de equipamentos de última geração, pode agregar à segurança privada
Você sabe o que é inteligência artificial?
Inteligência artificial não é algo novo, você já viu muitos filmes de Hollywood como O Exterminador do Futuro, Matrix e outros. É um assunto que desperta nossa atenção há muito tempo.
Mas muito diferente dos filmes, onde robôs rebeldes fazem os humanos de escravos e dominam o mundo, na vida real a Inteligência Artificial não passa da capacidade do computador de “pensar” através das milhares de informações que ele armazena.
Um bom exemplo disso é a sugestão de um filme na Netflix: se você sempre assiste filmes de ação, o algoritmo pode te sugerir o gênero Policial em vez do Romance.
Como é usada na prática?
Assim como o exemplo anterior, milhares de coisas podem ser feitas através desta tecnologia. No trânsito, por exemplo, a inteligência artificial pode ajudar um semáforo a coordenar melhor o tempo que abre e fecha de acordo com o fluxo de carros através dos horários do dia.
Da mesma forma, na segurança privada, a tecnologia por de trás das câmeras de vigilância podem monitorar fluxos de pessoas, comportamentos indevidos, placas de carros e rostos. Assim, de acordo com o que a câmera identifica, alertas podem ser enviados para controladores (humanos) para que tomem a ação correta.
O reconhecimento facial
A principal delas para manter protegidos ambientes privados é através da capacidade de cruzar a vigilância das câmeras com tratamento de informação por computador. Com o auxílio da tecnologia, é possível registrar e armazenar rostos através de vídeo, impedindo que o autor de um furto volte ao local sem ser reconhecido.
Reconhecimento de placas de carros
Praças de pedágio e cancelas de shopping já fazem a leitura automática de placas de veículos. Desta forma fica fácil controlar sua entrada e saída e manter o ambiente protegido de invasores indesejados.
Proteção de Dados
Uma questão que se levanta é como as novas tecnologias serão aplicadas para manter a privacidade das pessoas. A tecnologia trouxe a necessidade de criação de uma Lei Geral de Proteção de Dados, para proteger a todos do uso indevido de dados pessoais.