Orçamento Online

21 32989002
< Voltar

Você sabe como montar um plano de limpeza e desinfecção?

Minuto Seleto | 21 jul, 2021

Por Rafael

Depois de um ano e meio de pandemia, já não é mais necessário falar da importância da limpeza e higienização para conter a disseminação do corona vírus. Mas a verdade é que as rotinas de limpeza são as grandes responsáveis pela prevenção de muitos outros males que não recebiam atenção até então. Afinal, ninguém se preocupava tanto com tocar em corrimãos, não é verdade?

Bom, como especialistas em limpeza, a equipe da Líder Serviços (Empresa do Grupo Seleto) preparou este manual/ protocolo para te ajudar a manter seus ambientes livres de vírus e microorganismos. Assim, você poderá fiscalizar melhor seus processos de limpeza internos e avaliar se seu fornecedor atual de limpeza está fazendo o trabalho ideal. E você não precisa ser um hospital para se preocupar com isso!

Vamos começar entendendo o que é uma Limpeza Técnica?

Nada mais é do que o processo de remoção de sujeiras através da aplicação de elementos químicos com a ajuda de equipamentos e processos corretos.

Parece simples, mas se mal executado, de nada terá adiantado.

Limpeza Recorrente

É aquela que se repete de acordo com a capacidade e fluxo de sujeira. Apesar de toda limpeza precisar de recorrência, chamaremos assim aquela que demandar mais atenção repetitiva. Por exemplo, chão do banheiro de um shopping, superfícies como corrimãos, maçanetas e tudo onde encostam-se as mãos. Verifique se estes itens estão com a higiene em dia:

  • Interruptores
  • Maçanetas
  • Parapeitos e Corrimãos
  • Eletrodomésticos: Filtros de água, frigobares
  • Eletrônicos: Mouses, teclados, impressoras, controles remotos
  • Mobiliários: braços de cadeira, tampos de mesa
  • Pisos

Limpeza Terminal

Esta será o segundo nível de limpeza, que recebe atenção dos profissionais à medida que que a sujeira chega a um nível pré-determinado. Naturalmente, sua periodicidade é diferente da limpeza recorrente. Aqui podemos incluir objetos e áreas menos utilizadas por pessoas, ou menos sujeitas a ação do tempo e da sujeira. 

  • Luminárias
  • Ares-condicionados
  • Geladeiras, frigobares internamente
  • Outras superfícies

Protocolos de Higiene

Utilizar os produtos e equipamentos corretos para cada tipo de limpeza é essencial para o processo. O uso de equipamentos de proteção individual para os profissionais, principalmente tocas para reter a queda de cabelos, também não podem ficar de fora. 

Técnicas de varredura, de forma que tornem partículas em suspensão, além da correta manipulação e higienização de panos são imprescindíveis. Um recipiente deve conter o produto saneante e outro água limpa para enxágue. Tudo deve ser descartado imediatamente após o uso. 

Checklist de Limpeza

Por fim, monte um checklist de limpeza e entrega ao gestor ou diretamente para o profissional da limpeza. Ao final de cada limpeza, verifique se nada foi esquecido e, claro, repita com a frequência ideal para o seu espaço. Desta forma, sua empresa, casa, condomínio estarão sempre limpos e livres de possíveis doenças!

Leia aqui sobre como funciona o serviço de limpeza e conservação da Líder!